Dia 22 de março, voltamos a debater o futuro que queremos para Aveiro. No 3º encontro temático falamos sobre “Educação – IA e ética”.
A Inteligência Artificial (IA) é já uma realidade transformadora do mundo. Em Aveiro temos de saber aplicá-la ao bem-estar da nossa comunidade e, por isso, desenvolver esta inteligência.
Este encontro tem como objetivo explorar o impacto da IA na educação e as oportunidades que ela já oferece.
Com o contributo de especialistas, formadores e público geral, queremos debater, analisar e explorar o papel, as melhores práticas e o potencial da IA na formação de alunos e professores.
Para partilharem connosco pontos de vista, dados e experiências que poderão contribuir para educação – IA e ética do Município de Aveiro, contamos com Vânia Carlos e Rui Aguiar.
Doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Vânia Carlos é Professora Auxiliar e membro da Comissão Executiva do Departamento de Educação e Psicologia na mesma instituição. É também membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e da Equipa para a Inovação Curricular e Pedagógica. Colabora com o Núcleo de Ensino e Aprendizagem, da Reitoria da UA.
Igualmente doutorado pela Universidade de Aveiro, mas em Engenharia Electrotécnica, Rui Aguiar é Professor Catedrático, na UA, responsável pela área de Redes e Sistemas. Actualmente coordena uma linha de investigação no Instituto de Telecomunicações, na área das Redes e Serviços e preside ao Steering Board da Networld Europe. Com mais de 500 artigos publicados em redes e sistemas, é membro de diversas Advisory Boards (Conselhos consultivos) de instituições e projetos europeus.
O 3º encontro temático acontece no Conservatória de Aveiro, a partir das 16 horas.
Temas:
- Ética e IA na educação: como garantir que a IA é utilizada de forma ética e responsável na educação
- IA na individualização da aprendizagem: A IA adaptada ao ensino e às necessidades individuais de cada aluno no sentido da inclusão
- IA no desenvolvimento de competências: A IA pode ajudar os alunos a desenvolver competências essenciais para o século XXI, tais como, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade
- IA na avaliação da aprendizagem: Aplicação da IA na avaliação formativa e sumativa dos alunos
- IA na gestão da educação: A IA aplicada à gestão de processos administrativos e pedagógicos no sentido de melhorar a decisão.