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Proposta nº 12 – Mobilidade ciclável

Aveiro tem uma orografia e um clima muito favoráveis ao uso das bicicletas. É uma prática saudável, que contribui para a descarbonização e induz sociabilidade. A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ciclável mostra que há um grande caminho a percorrer. Aveiro foi o primeiro Município do País a disponibilizar um sistema de bicicletas públicas partilhadas, as BUGAS. Muitos municípios nos seguiram e ultrapassaram depois. Vinte anos passados, depois de as ridicularizarem, de lhes mudarem a cor e, finalmente, de as ressuscitarem, descaracterizaram-nas. O resultado é que os utilizadores de bicicletas têm vindo a baixar. Temos de inverter esta tendência, aprovando e concretizando um Plano Municipal de Pistas Cicláveis com continuidade, segregação e segurança.

O que propomos:

A – Planeamento e Território

a) Construir 5Km de pistas cicláveis por ano, ou seja, o equivalente a metade de toda a rede existente, num mandato.

b) Conectar com pistas os principais pontos geradores de fluxos: a Universidade, todas as Escolas, a Estação, o Parque de Feiras, Supermercados e Mercados, empresas altamente empregadoras, etc.

c) Construir uma pista ciclável na Avenida Lourenço Peixinho, no quadro da sua requalificação;

d) Conectar as freguesias que estão a “bike distance”: uma pista até ao centro de S. Bernardo; uma pista até ao centro de Sta Joana; uma pista até Esgueira; uma pista até ao Bonsucesso; uma pista até ao Estádio.

e) Prolongar a Pista da rua da Pêga até às residências do Crasto e até ao Parque de Ciência e Inovação;

f) Planear e construir pistas intermunicipais: até ao centro de Ílhavo, para a Barra e Costa Nova, até Mira, de S. Jacinto até à Torreira, e nos campos do Vouga, de Eixo até Angeja e de Vilarinho até Estarreja.

g) Garantir a intermodalidade com o caminho de ferro, o ferry boat, os parques de estacionamento rodoviário e os terminais de transportes rodoviários públicos;

h) Construir parques de bicicletas privadas seguros nos locais de maior afluência.

B – BUGAS de nova geração

a) Disponibilizar BUGAS com tração assistida electricamente para quem precise;

b) Diversificar a tipologia de BUGAS: para transporte de pequenas cargas (mochilas de estudantes, p. ex), para transporte de crianças, para crianças acompanhadas pelos pais, etc;

c) Explorar a publicidade nos guarda-lamas;

d) Simplificar o acesso ao sistema;

e) Repor a gratuitidade, excepto para as eléctricas;

f) SOS avaria BUGA.

C – Pessoas

a) Criar um programa de educação ciclável nas escolas;

b) Incentivar os “comboios “ e corredores de bicicletas para acesso às escolas;

c) Criar um programa de estímulos para os adultos, com prémios de acesso gratuito ou descontos no estacionamento rodoviário, para quem faça x Km por semana;

d) Criar um apoio à aquisição privada de 1000 bicicletas/mandato (250/ano), comparticipando o Município com 250 € por cada uma (custo anual de 62.500 mil euros).

D – Empresas

a) Criar um programa de apoio à micrologística em bicicleta;

b) Apoiar as ofertas turísticas em bicicleta;

c) Apoiar a inovação tecnológica para bicicletas.