Vasco Sacramento
Nasceu em Aveiro, cidade que o viu também crescer e onde ainda hoje se mantêm. Frequentou o curso de Direito na Universidade Católica Portuguesa, mas a paixão por um disco de Goran Bregovic trocou o rumo da vida.
O interesse pelas Músicas do Mundo fez com que, em 2002, fundasse a Sons em Trânsito, empresa que gere há 23 anos. Atualmente a Sons em Trânsito é líder de mercado no agenciamento e management na área da música portuguesa e uma das mais respeitadas produtoras de espetáculos do país.
Vasco Sacramento assumiu já por diversas vezes a direção artística ou programação de alguns dos mais conceituados e relevantes eventos e festivais portugueses e internacionais, vocacionados para a música do mundo e lusofonia. O Festival Sons em Trânsito (desde 2002), a Tenda Raízes do Rock in Rio-Lisboa (2004), o Philips Music World Festival, no Brasil (2004), o Festival Med (2005 – 2013), o Festival F (desde 2014) e o Museu do Oriente em Lisboa (2007) são apenas alguns exemplos.
Apesar do reconhecimento nacional, continua a fazer de Aveiro a sua casa e a casa da Sons em
Trânsito, empresa que, entre 2017 e 2023, obteve a concessão do mítico Cineteatro Capitólio (2017 a 2023) no Parque Mayer, em Lisboa, ao vencer o concurso público lançado pela EGEAC, ficando responsável pelo espaço e programação.
Ainda em 2017, Vasco Sacramento foi o primeiro impulsionador do evento Juntos Por Todos, um concerto solidário com as vítimas dos fogos florestais, transmitido em directo pela RTP, SIC, TVI e por todas as rádios portuguesas. Foi também responsável, em 2020, ela organização do Festival Regresso ao Futuro, a primeira grande iniciativa musical durante o desconfinamento, que marcou o regresso de vários artistas portugueses aos palcos, que atuaram simultaneamente em 24 salas de espectáculos, após vários cancelamentos e reagendamentos e cuja receita de bilheteira reverteu na íntegra para o Fundo de Solidariedade para a Cultura.
Vasco Sacramento é ainda manager e gestor da carreira de muitos dos principais artistas portugueses da atualidade, tais como: António Zambujo, Carolina Deslandes, Pedro Abrunhosa, Dama, Agir, Bárbara Bandeira, entre outros. Conhecedor da cidade e das suas gentes, aceitou o desafio de fazer parte da nosso candidatura.
O futuro constrói-se mesmo com todos e nós contamos com o Vasco para fazer de Aveiro uma cidade de Cultura!
“Há três razões essenciais que me fazem estar nesta candidatura e apoiar Alberto Souto: a capacidade demonstrada no passado, os desafios exigentes do presente e a visão e as ideias para o futuro. Este é o Tempo de fazer mais e melhor. E para isso é importante votar Alberto Souto para Presidente da CM Aveiro.”
Vasco Sacramento
