Skip to content Skip to footer

Proposta nº 5 – Mobilidade: Estacionamento

A mobilidade abrange várias vertentes: os transportes públicos, os automóveis, os modos suaves (bicicletas, etc), a intermodalidade destes com os caminhos de ferro e o ferry-boat, os percursos pedonais seguros, a regulação do trânsito rodoviário para evitar engarrafamentos e os estacionamentos.

Quero apresentar-vos propostas apenas sobre o estacionamento automóvel.

É certo que devemos caminhar no sentido de ter mais transportes coletivos eficazes e menos automóveis. Mas o futuro não se constrói de um dia para o outro. E é certo, igualmente, que iremos propor mais zonas pedonais. Contudo, Aveiro precisa de ter uma rede de estacionamento automóvel adequada.

O que propomos:

a) Construir um parque de estacionamento subterrâneo na Praça Maia Magalhães (Praça dos Bombeiros Novos). “Obra a custo zero para o Município”.

Este parque pode ter vários pisos e servirá, primordialmente, os moradores do bairro da Beira Mar, onde as ruas são muito estreitas e onde não há garagens. Além disso, servirá, igualmente, o acesso à Igreja da Vera-Cruz e à Avenida Lourenço Peixinho.

b) Construir um parque de estacionamento subterrâneo na Fonte Nova, em frente ao Centro de Congressos. “Obra a custo zero para o Município”.

Logo que sejam construídos os edifícios em cujos terrenos privados agora se estaciona, toda a zona precisa de um parque público para acolher a grande atractividade que gera, seja pelo próprio Centro de Congressos e Serviços camarários, seja pela zonas verdes.

c) Duplicar ou triplicar a capacidade de estacionamento no parque da Estação de Caminhos de Ferro, construindo em cave ou em silo. Actualmente já não dá resposta à muita procura. Poderá funcionar como P+R (Park and Ride, articulado com transportes públicos ou bicicletas) . “Obra a custo zero para o município”.

d) Aumentar em cerca de 1/3 a oferta de lugares no parque de estacionamento do Canal de S. Roque, redesenhando o actual. Obra a cargo do Município.

e) Avaliar, com a Universidade, a possibilidade de construir um parque de estacionamento subterrâneo que dê resposta adequada aos fluxos gerados pela própria Universidade. Obra da Universidade.

f) Avaliar, com o Ministério da Saúde, a possibilidade de construir um parque de estacionamento nos terrenos do Hospital de Aveiro ou que estão reservados para esse efeito. Obra do Ministério da Saúde.

g) Desenvolver o projecto de parque de estacionamento subterrâneo na Avenida Lourenço Peixinho. “Obra a custo zero para o Município”.

h) Avaliar a construção de um estacionamento subterrâneo que sirva o centro de Esgueira. “Custo do projecto”.

i) Desenvolver o projecto de estacionamento do Parque de Feiras, e Exposições, que pode funcionar como P+R. “ Custo do projecto”

j) Desenvolver o projecto de estacionamento do novo Parque verde Central, que pode funcionar como P+R.

j) Instalar sinalética direcional visível que conduza aos parques de estacionamento, em especial ao do Fórum e ao da Marquês de Pombal.