O actual executivo tem uma incompreensível aversão às árvores: corta-as a eito sem ser necessário e não planta como deve. Parece ter a consciência ambiental de uma moto-serra. O que proponho é simples e é fundamental: plantar árvores! Aveiro terá um Programa Municipal de Rearborização.
É essencial para o nosso futuro porque as árvores sequestram o carbono; tem grande impacto porque melhora significativamente o nosso ambiente urbano; é radical porque muda totalmente a atitude: em vez de abater árvores vamos plantá-las. Todos juntos. Como comunidade jardineira e zeladora. Tornar Aveiro uma cidade verde. É uma medida com consequências para os próximos anos. É construir o futuro dos nossos jovens.
O que nos propomos fazer no quadro desse Programa?
a) Replantar as palmeiras do Rossio e densificar arboreamente o betão que lá fizeram.
b) Criar seis novos parques urbanos: Parque Central, cerca de 15 hectares, entre o topo da Av. 25 de Abril e a Av. Europa; Parque na baixa das Barrocas; Parque em Esgueira (entre a Quinta do Cruzeiro e o Carramona); Parque do Bonsucesso (agregando o Arquivo, a Casa da Música, o antigo Asilo, etc); parque de Sta Joana (junto à nova Avenida); parque da antiga Lota.
c) Impôr a plantação de árvores em todos os projectos de novas vias, avenidas e praças e plantar nas existentes que estão desertas.
d) Criar a Avenida das Laranjeiras, com laranjas mesmo, de livre acessibilidade para a garotada que lhe apeteça e para todos.
e) Criar um pomar público por cada freguesia, fruível pela comunidade.
f) Renovar os nossos parques com Araucárias, Carvalhos, Castanheiros, Choupos, Ciprestes, Magnólias, Oliveiras, Plátanos, Tílias, etc.
g) Desenvolver o projecto para recolocar árvores na placa central da Av. Lourenço Peixinho.
h) Por cada árvore que morrer plantar duas.
i) Envolver as escolas e os seniores nestes projectos.