Aveiro tem uma orografia e um clima muito favoráveis ao uso das bicicletas. É uma prática saudável, que contribui para a descarbonização e induz sociabilidade. A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ciclável mostra que há um grande caminho a percorrer. Aveiro foi o primeiro Município do País a disponibilizar um sistema de bicicletas públicas partilhadas, as BUGAS. Muitos municípios nos seguiram e ultrapassaram depois. Vinte anos passados, depois de as ridicularizarem, de lhes mudarem a cor e, finalmente, de as ressuscitarem, descaracterizaram-nas. O resultado é que os utilizadores de bicicletas têm vindo a baixar. Temos de inverter esta tendência, aprovando e concretizando um Plano Municipal de Pistas Cicláveis com continuidade, segregação e segurança.
O que propomos:
A – Planeamento e Território
a) Construir 5Km de pistas cicláveis por ano, ou seja, o equivalente a metade de toda a rede existente, num mandato.
b) Conectar com pistas os principais pontos geradores de fluxos: a Universidade, todas as Escolas, a Estação, o Parque de Feiras, Supermercados e Mercados, empresas altamente empregadoras, etc.
c) Construir uma pista ciclável na Avenida Lourenço Peixinho, no quadro da sua requalificação;
d) Conectar as freguesias que estão a “bike distance”: uma pista até ao centro de S. Bernardo; uma pista até ao centro de Sta Joana; uma pista até Esgueira; uma pista até ao Bonsucesso; uma pista até ao Estádio.
e) Prolongar a Pista da rua da Pêga até às residências do Crasto e até ao Parque de Ciência e Inovação;
f) Planear e construir pistas intermunicipais: até ao centro de Ílhavo, para a Barra e Costa Nova, até Mira, de S. Jacinto até à Torreira, e nos campos do Vouga, de Eixo até Angeja e de Vilarinho até Estarreja.
g) Garantir a intermodalidade com o caminho de ferro, o ferry boat, os parques de estacionamento rodoviário e os terminais de transportes rodoviários públicos;
h) Construir parques de bicicletas privadas seguros nos locais de maior afluência.
B – BUGAS de nova geração
a) Disponibilizar BUGAS com tração assistida electricamente para quem precise;
b) Diversificar a tipologia de BUGAS: para transporte de pequenas cargas (mochilas de estudantes, p. ex), para transporte de crianças, para crianças acompanhadas pelos pais, etc;
c) Explorar a publicidade nos guarda-lamas;
d) Simplificar o acesso ao sistema;
e) Repor a gratuitidade, excepto para as eléctricas;
f) SOS avaria BUGA.
C – Pessoas
a) Criar um programa de educação ciclável nas escolas;
b) Incentivar os “comboios “ e corredores de bicicletas para acesso às escolas;
c) Criar um programa de estímulos para os adultos, com prémios de acesso gratuito ou descontos no estacionamento rodoviário, para quem faça x Km por semana;
d) Criar um apoio à aquisição privada de 1000 bicicletas/mandato (250/ano), comparticipando o Município com 250 € por cada uma (custo anual de 62.500 mil euros).
D – Empresas
a) Criar um programa de apoio à micrologística em bicicleta;
b) Apoiar as ofertas turísticas em bicicleta;
c) Apoiar a inovação tecnológica para bicicletas.