A mobilidade depende de múltiplos factores e exige respostas de natureza diferente. Já apresentamos propostas para a mobilidade activa, ciclável e pedonal e para estacionamentos.
Aveiro também precisa de um bom sistema de transportes públicos. A médio prazo, com respostas de metro de superfície e optimização da linha do Vouga e da linha até ao porto de Aveiro para transporte de passageiros. A curto prazo, com a melhoria dos transportes actuais. Em breve apresentaremos propostas para essa componente.
Porém, a mobilidade rodoviária, mesmo a eléctrica, precisa de respostas de curto prazo no sistema viário. Hoje trazemos propostas para novas vias e pontes.
Esta vias e pontes não se fazem todas de uma vez. O objectivo é concretizá-las à razão de duas por ano.
O que propomos é o seguinte:
A) Construir
- Ligação directa da A1 em Oiã, seguindo em frente até ao nó da A17 de Ílhavo, permitindo um acesso sul de Aveiro à A1 e libertando o troço da EN235 em Mamodeiro para caraterísticas de via urbana e não de atravessamento.
- Nova avenida de S. Bernardo, entre a sede da Fanfarra e o complexo desportivo e entre este e estrada nacional 235 (permite criar nova centralidade urbana, facilitar os acessos de entrada e de saída e desanuviar muito a estrada de S. Bernardo);
- Nova avenida entre a rotunda do Rato e o largo da Igreja de Sta Joana (permite conectar directamente o centro da freguesia de Sta Joana à Avenida Lourenço Peixinho e, juntamente com o Eixo Estruturante, estruturar toda a malha viária);
- Prolongamento da Rua da Pêga para fazer a ligação ao PCI (e nova ponte sobre o esteiro do Eirô);
- Desnivelar a rotunda do Rato e avaliar a possibilidade de desnivelar a linha do Vouga;
- Nova ponte no canal de S. Roque no seguimento da Rua D. Jorge Lencastre (permite o escoamento de todo o trânsito da zona norte da Avenida e da beira-mar, sem ter de ir às pontes);
- Nova ponte sobre o canal das Pirâmides junto à antiga Casa dos Pescadores e até à nova rotunda no começo da Rua do Sal, para dar escoamento ao fluxo proveniente da ponte da alínea anterior e para servir o fluxo da nova Lota. B) Avaliar as seguintes novas vias:
B) Avaliar as seguintes novas vias
- Nova avenida em S. Bernardo, desde o início da actual estrada de S. Bernardo junto à rotunda sob a 109, até à zona desportiva, em paralelo ao caminho de ferro, criando nova centralidade urbana.
- Novo arruamento paralelo à Avenida Europa, da Rotunda da Renault até Mataduços;
- Via marginal lagunar norte entre Mataduços e Sarrazola
- Novos acessos a Requeixo e a Nariz (este, dependente do traçado final da LAV);
- Acesso à Universidade de Aveiro a partir da Rua da Pêga e de Verdemilho, aliviando a Calouste Gulbenkian e a rotunda do Hospital;
C) Em articulação com a IP e as concessionárias da Costa da Prata e da A1, pugnar por:
- Imediata construção do Eixo Estruturante, Aveiro/Águeda;
- Acesso da A25-nascente à Avenida Carlos Candal e desta à A25-poente/praias (desanuvia o tráfego na rotunda do Marnoto e em toda a cidade);
- Ligação directa da ZI de Cacia à A25 (permite desanuviar muito a Avenida Europa).