Todos nós somos peões. As pessoas devem estar no centro das políticas de mobilidade. Temos de caminhar mais e com muito maior segurança. Os nossos passeios estão sempre com buracos e há arruamentos perigosos em todas as freguesias, sem qualquer passeio. Vamos resolver isto.
1 – Estratégia Municipal para caminhar em Segurança
Todos nós somos peões. As pessoas devem estar no centro das políticas de mobilidade. Temos de caminhar mais e com muito maior segurança. Os nossos passeios estão sempre com buracos e há arruamentos perigosos em todas as freguesias, sem qualquer passeio. Vamos resolver isto. 1- Estratégia Municipal para Caminhar em Segurança Ir a pé em segurança para a escola, para o trabalho ou para as ofertas culturais sociais e desportivas e ao supermercado, é muito importante para a saúde física de cada um, é barato e induz sociabilidade, descarbonização e sustentabilidade para todos. Importa aprovar uma Estratégia para a Caminhabilidade, que identifique objectivos, defina prioridades e metas.
2 – Piquete municipal de reparação da calçada à portuguesa
No centro histórico, a calçada à portuguesa deve ser preservada e valorizada. Como recorrentemente aparecem buracos é preciso ter uma resposta rápida. Isso pode ser feito através da formação de um piquete especializado e de uma fotografia que qualquer munícipe pode enviar do telemóvel para esse piquete.
3 – Rede municipal de passeios
Fora do centro histórico a calçada à portuguesa pode ser substituída por outras opções técnicas de muito menor custo e muito mais rápida construção (por exemplo macadame betuminoso, resinas antiderrapantes ou gravilha), tal como nas ciclovias. Esta opção permitirá ter passeios em longas distâncias, nos eixos viários perigosos e em todas as freguesias. Será construída faseadamente. Deverá ser uma rede pedonal contínua, segura e confortável, ausente de barreiras arquitetónicas e urbanísticas e com mobiliário urbano que permita o descanso para crianças e idosos. A rede poderá ser urbana e não urbana, intermodal, articulada com a rede ciclável e a demais oferta de transportes e responder às necessidades dos peões.